Coloque abaixo seu melhor e-mail e fique por dentro das novidades

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Questões de AFO para TCU e CESPE - Parte IX

Continuamos com a série de artigos sobre AFO e o edital do TCU.

O tópico 8 é:
Gestão organizacional das finanças públicas: sistema de planejamento e orçamento e de programação financeira constantes da Lei n.º 10.180/2001.

41) (CESPE - Contador - Min Saúde - 2010) Os órgãos setoriais e específicos que integram o sistema de planejamento e de orçamento federal são sujeitos à orientação normativa e à supervisão técnica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sem prejuízo da subordinação ao órgão em cuja estrutura administrativa estiverem integrados.

No sistema de planejamento e de orçamento federal, os órgãos setoriais e específicos ficam sujeitos à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão central do Sistema, sem prejuízo da subordinação ao órgão em cuja estrutura administrativa estiverem integrados.
Resposta: Certa

42) (CESPE - Gestão de orçamento e finanças - IPEA - 2008) Promover a articulação com os estados, o Distrito Federal e os municípios, visando a compatibilização de normas e tarefas afins aos diversos sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal é uma das finalidades do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal.

É uma das finalidades do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, dentre outras, promover a articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, visando a compatibilização de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal.
Resposta: Certa


43) (CESPE - Gestão de orçamento e finanças - IPEA - 2008) As normas baixadas pelo órgão central do sistema de planejamento e de orçamento federal não são obrigatórias para as unidades detentoras de autonomia financeira e orçamentária nos termos constitucionais, como é o caso dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Sem prejuízo das competências constitucionais e legais de outros Poderes, as unidades responsáveis pelos seus orçamentos ficam sujeitas à orientação normativa do órgão central do Sistema.
Resposta: Errada


44) (CESPE - Gestão de orçamento e finanças - IPEA - 2008) Não é finalidade do Sistema de Administração Financeira Federal gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal.

É finalidade do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, entre outras, gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal. Logo, não é finalidade do Sistema de Administração Financeira Federal
Resposta: Certa


45) (CESPE - Analista de Orçamento - MPU - 2010) As atribuições do sistema de administração financeira federal compreendem as atividades de programação financeira da União, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações de responsabilidade do Tesouro Nacional, e de orientação técnico-normativa referente à execução orçamentária e financeira.

O Sistema de Administração Financeira Federal compreende as atividades de programação financeira da União, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações de responsabilidade do Tesouro Nacional e de orientação técnico-normativa referente à execução orçamentária e financeira.
Resposta: Certa


Saiu a segunda edição do meu livro de AFO, como teoria completa e 1000 questões. Acesse
http://www.portaldoorcamento.com.br/p/livro.html para saber como adquirir um exemplar a preços promocionais.

Forte abraço!
Sérgio Mendes

0 comentários:

Postar um comentário

Tire duvidas e mande sugestões.

Twitter Orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More