Coloque abaixo seu melhor e-mail e fique por dentro das novidades

segunda-feira, 10 de março de 2014

Disciplina prevista em edital da FUNRIO não caiu em prova

Olá amigos!
É normal não cair todos os tópicos de uma determinada disciplina nas provas. Como há um número limite de questões, alguns tópicos são escolhidos na hora da elaboração. Outros ficam de lado.
Desta vez aconteceu algo que eu nunca vi em concursos de alto nível. Lamentavelmente fomos novamente surpreendidos pela Banca Funrio.
No concurso para Administrador do INSS, simplesmente ignoraram uma disciplina! É isso mesmo, não deixou de cair o Tópico A ou B e sim uma disciplina inteira! Veja o tamanho do edital que foi ignorado pela FUNRIO:
II - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 O papel do Estado e a atuação do governo nas finanças públicas; formas e dimensões da intervenção da administração na economia. 2 Orçamento público e sua evolução. 2.1 Orçamento como instrumento do planejamento governamental. 2.2 Princípios, diretrizes e classificações orçamentários. 2.3 Orçamento público no Brasil. 2.3.1 Plano Plurianual. 2.3.2 Orçamento anual. 2.3.3 Outros planos e programas. 2.3.4 Sistema e processo de orçamentação. 2.3.5 Processo orçamentário. 2.3.6 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis. 2.3.7 SIDOR e SIAFI. 2.3.8 Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 2.3.9 Despesa pública: categorias, estágios. 2.3.10 Suprimento de fundos. 2.3.11 Restos a pagar. 2.3.12 Despesas de exercícios anteriores. 2.3.13 A conta única do Tesouro. 4 Programação e execução orçamentária e financeira. 4.1 Acompanhamento da execução. 4.2 Sistemas de informações. 4.3 Alterações orçamentárias. 4.4 Créditos ordinários e adicionais. 5 Receita pública: categorias, fontes e estágios; dívida ativa. 6 Despesa pública: categorias e estágios; restos a pagar; despesas de exercícios anteriores; dívida flutuante e fundada; suprimento de fundos.
Precisamos urgentemente de uma lei nacional que moralize o concurso público, principalmente para evitar esses abusos das bancas menores.
Obs: para quem teve dúvidas, as duas questões que tratam de previsão orçamentária se referem às organizações empresariais e não à matéria citada. Foram baseadas no livro Orçamento empresarial integrado de P. SCHUBERT, de 2005. Não tem relação nenhuma com o orçamento público.
Como consolo, para quem eventualmente não conseguir êxito neste concurso, estará bem preparado em uma das matérias mais cobradas em concursos públicos, que é a Administração Financeira e Orçamentária.
Forte abraço!
Sérgio Mendes


0 comentários:

Postar um comentário

Tire duvidas e mande sugestões.

Twitter Orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More