Coloque abaixo seu melhor e-mail e fique por dentro das novidades

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Questão Comentada - Prova TRT/16 - Noções de Gestão Pública

Olá amigos!

Vou comentar a única questão relacionada aos temas de Orçamento Público previstos no edital de Noções de Gestão Pública do TRT/16 - Maranhão.

Faça os cursos específicos para o seu concurso:

Quer uma preparação mais geral para diversos concursos? Faça o curso regular de Administração Financeira e Orçamentária e Orçamento Público com videoaulas:


(FCC – Analista Judiciário – Diversos Cargos - TRT/16 - Maranhão – 2014) O orçamento corresponde ao principal instrumento da Administração pública para traçar programas, projetos e atividades para um período financeiro. Sobre orçamento público é INCORRETO afirmar:
(A) É dividido em três aspectos pela doutrina contábil: financeiro, econômico e jurídico.
(B) É o documento no qual é previsto o valor monetário que, num período determinado (geralmente 1 ano), deve “entrar e sair  dos cofres públicos (receitas e despesas), com especificação de suas principais fontes de financiamento e das categorias de despesas mais relevantes”.
(C) É o demonstrativo orgânico da economia pública, representando o retrato real da vida do Estado onde o governo terá de decidir quanto, em que e como vai gastar o dinheiro que arrecadará dos contribuintes.
(D) É a lei da iniciativa do Poder Legislativo e, aprovada pelo poder Executivo, que estima receita e fixa despesa para o exercício financeiro.
(E) Sistema orçamentário é a estrutura formada por organizações, pessoas, informações, tecnologia, normas e procedimentos necessários ao cumprimento das funções fixadas para a Administração pública.

Vimos nas primeiras páginas da aula inaugural do curso de Noções de Gestão Pública p/ TRT-16 do Estratégia Concursos que o orçamento público é a lei da iniciativa do Poder Executivo e, aprovada pelo poder Legislativo, que estima receita e fixa despesa para o exercício financeiro.
As demais alternativas estão corretas.
Resposta: Letra D

Forte abraço!

Sérgio Mendes

0 comentários:

Postar um comentário

Tire duvidas e mande sugestões.

Twitter Orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More