Coloque abaixo seu melhor e-mail e fique por dentro das novidades

terça-feira, 6 de maio de 2014

Recursos MAPA - Conhecimentos Específicos - Agente Administrativo

Olá amigos! 

Vou apresentar as possibilidades de recursos para as questões de conhecimentos específicos relacionadas ao Orçamento Público do concurso de Agente Administrativo do MAPA.

Faça os cursos específicos para o seu concurso:

Quer uma preparação mais geral para diversos concursos? Faça o curso regular de Administração Financeira e Orçamentária e Orçamento Público com videoaulas:

Vamos aos recursos!
32) (Consulplan – Agente Administrativo – MAPA – 2014) O elemento de despesa pública, obras e instalações, utilizado para registrar as despesas orçamentárias, como estudos e projetos; início, prosseguimento e conclusão de obras; pagamento de pessoal temporário não pertencente ao quadro da entidade; sendo necessário à realização das mesmas e ao pagamento de obras contratadas, pertence a qual categoria econômica da despesa?
A) Despesas de capital.
B) Despesas correntes.
C) Regime de competência.  
D) Despesas extraorçamentárias. 

Segundo o MTO-2014 (pág. 67), o elemento 51 - Obras e Instalações corresponde a despesas com estudos e projetos; início, prosseguimento e conclusão de obras; pagamento de pessoal temporário não pertencente ao quadro da entidade e necessário à realização das mesmas; pagamento de obras contratadas; instalações que sejam incorporáveis ou inerentes ao imóvel, tais como: elevadores, aparelhagem para ar condicionado central, etc.

Entretanto, consultando o mesmo MTO-2014, nas páginas 169 a 172, tal elemento de despesa aparece cerca de 10 vezes e em todos os casos o elemento 51 é classificado junto às despesas de capital.

Gabarito da Banca: Letra B
Gabarito Proposto: Letra A

39) (Consulplan – Agente Administrativo – MAPA – 2014) Considere a situação hipotética: “A empresa vencedora da modalidade concorrência de um processo de licitação teve que efetuar um depósito caução na ordem de R$ 500 mil reais como garantia do cumprimento do objeto do contrato.” A devolução desse dispêndio pelo cofre público deverá ser tratada como um(a)
A) receita orçamentária.
B) despesa orçamentária.
C) crédito adicional especial.
D) despesa extraorçamentária.
A devolução de caução é um exemplo de despesa extraorçamentária.

As despesas extraorçamentárias são as aquelas não consignadas no orçamento ou nas leis de créditos adicionais. Correspondem à devolução de recursos transitórios que foram obtidos como receitas extraorçamentárias, ou seja, pertencem a terceiros e não aos órgãos públicos, como as restituições de cauções.

Gabarito da Banca: Letra C
Gabarito Proposto: Letra D

Forte abraço!

Sérgio Mendes

0 comentários:

Postar um comentário

Tire duvidas e mande sugestões.

Twitter Orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More